TST vai julgar aplicação retroativa da reforma trabalhista

retroativo

Após quase sete anos de vigência, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai julgar a possibilidade de aplicação retroativa da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) a contratos anteriores às mudanças feitas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O tema está sendo pautado em recurso repetitivo, sendo um incidente utilizado com o escopo de uniformizar a jurisprudência do TST. No caso, o TST vai discutir a seguinte questão jurídica:

Quanto aos direitos laborais decorrentes de lei e pagos no curso do contrato de trabalho, remanesce a obrigação de sua observância ou pagamento nesses contratos em curso, no período posterior à entrada em vigor de lei que os suprime/altera?

O caso concreto que será julgado discute o direito de uma trabalhadora que, de 2013 a 2018, prestou serviços para a JBS S.A. em Porto Velho (RO). A trabalhadora alega que era transportada por ônibus fornecido pela empresa, entre as 4h30min e 5h, de segunda-feira a sábado, e pretende ser remunerada por esse período.

A JBS, em sua defesa, alega que, com base na nova redação da CLT sobre o tema, introduzida pela Reforma Trabalhista, o tempo de percurso não é mais considerado como tempo à disposição do empregador.

A decisão do TST sobre esse caso terá impacto em outros direitos trabalhistas que foram alterados ou suprimidos pela Reforma Trabalhista, como o intervalo intrajornada, o direito à incorporação de gratificação de função e o descanso de 15 minutos para mulheres antes da prestação de horas-extras.

O julgamento está marcado para o dia 22 de fevereiro de 2024.

Essa notícia refere-se ao processo: 528-80.2018.5.14.0004

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/400886/tst-vai-julgar-aplicacao-retroativa-da-reforma-trabalhista

#francoadvocacia #direito #ensinandodireito #direitonoticias #noticiasdireito

#reformatrabalhista #direitotrabalhista #direitodotrabalho

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email