STJ: Falta de registro de alienação fiduciária não dá ao devedor o direito de rescindir o contrato

sem-registro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a falta de registro do contrato de compra e venda de imóvel com alienação fiduciária em garantia não dá ao devedor o direito de rescindir o contrato por meio diverso do pactuado.

Ainda que o registro do contrato seja imprescindível para a constituição da propriedade fiduciária, sua ausência não retira a validade e a eficácia dos termos livre e previamente ajustados entre os contratantes, inclusive da cláusula que autoriza a alienação extrajudicial do imóvel em caso de inadimplência.

No caso julgado, os compradores ajuizaram ação de rescisão do contrato e pediram a devolução dos valores pagos. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a sentença de procedência da ação, por desistência imotivada dos compradores, com aplicação da Súmula 543 do STJ em detrimento do procedimento previsto na Lei 9.514/1997, diante da falta de registro da alienação fiduciária.

O STJ, no entanto, reformou o acórdão do TJSP e reconheceu a validade do contrato de alienação fiduciária, mesmo sem registro. O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, relator do recurso, explicou que o registro é indispensável para dar início à alienação extrajudicial do imóvel, mas não confere ao devedor o direito de rescindir o contrato por meio diverso daquele contratualmente previsto.

Assim, mesmo que o contrato não tenha sido registrado, o credor fiduciário poderá promover a alienação extrajudicial do imóvel em caso de inadimplência do devedor, desde que observe o procedimento previsto na Lei 9.514/1997.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/15122023-Falta-de-registro-nao-permite-ao-devedor-fiduciante-rescindir-o-contrato-por-meio-diverso-do-pactuado.aspx

#francoadvocacia #direito #ensinandodireito #direitonoticias #noticiasdireito

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email