Contador não responde por crime tributário de empresa

contador

A 5ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP considerou que não é exigível que contador verifique a idoneidade dos documentos que recebe da empresa para escrituração. O colegiado firmou que a teoria do domínio do fato não isenta a acusação de demonstrar o nexo causal entre conduta e resultado.

De acordo com a legislação brasileira, as empresas são responsáveis por seus próprios débitos tributários. O contador, por sua vez, é responsável por prestar serviços de contabilidade e orientar a empresa no cumprimento de suas obrigações fiscais.

Ele não tem o dever legal de fiscalizar o pagamento de tributos, mas sim de orientar a empresa quanto às normas contábeis e fiscais.

O contador não responde por crime tributário de empresa, exceto se houver comprovado envolvimento direto dele nos atos ilícitos cometidos. A responsabilidade penal é subjetiva e pressupõe a existência de dolo ou culpa por parte do agente.

No caso, um contador foi acusado de ser partícipe na prática de crime contra a ordem tributária no âmbito de uma empresa para a qual prestava serviços, na medida em que deteria o “domínio do fato”, pois conhecia das operações contábeis de aludida empresa autuada.

Ao analisar recurso do MP, o 2º juiz José Damião Pinheiro Machado Cogan ressaltou que, na condição de contador, não seria exigível que verificasse a idoneidade dos documentos que recebia da empresa para escrituração.

Segundo o magistrado, a teoria do domínio do fato não exime da demonstração do nexo entre a conduta e o resultado lesivo, como já decidido pelo STJ no julgamento do REsp 1.854.893.

Diante disso, negou provimento ao recurso.

Essa notícia refere-se ao processo: 0030935-48.2015.8.26.0050

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/382462/tj-sp-contador-nao-responde-por-crime-tributario-de-empresa

#francoadvocacia #noticiasjuridicas #noticiasdireito #ensinandodireito #estudantededireito #amodireito #direitoempresarial #jusbrasil #contabilidade #contabilidades #contadores #fraudetributária #direitotributário

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email