Citação por aplicativo de mensagem pode ser válida se der ciência inequívoca da ação judicial

citação-whats

A utilização de aplicativos de mensagens para citar uma pessoa em um processo judicial pode ser considerada válida, desde que a finalidade de informar a pessoa sobre a ação judicial seja cumprida, mesmo que não haja uma regra legal específica para essa forma de comunicação.

A ministra Nancy Andrighi, relatora do caso, destacou a necessidade de avaliar se a falta de conformidade com as formalidades legais sempre resulta em nulidade, ou se o ato, mesmo realizado de forma inadequada, cumpriu o objetivo de informar a pessoa sobre a ação proposta.

No entanto, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou uma citação feita pelo WhatsApp, pois não houve certificação prévia da identidade do destinatário e a pessoa a ser citada não sabia ler nem escrever.

Embora tenha havido um destaque para o uso de aplicativos de mensagens para comunicação de atos processuais, não existe base legal específica para essa prática. A ministra Nancy Andrighi enfatizou a necessidade de normas federais que regulamentem essa questão de forma igualitária e segura.

Ela concluiu que, se a citação atingir sua finalidade de informar inequivocamente sobre a ação judicial, ela pode ser válida, mesmo que não tenha seguido a forma específica prevista em lei. A efetiva ciência da parte sobre a ação judicial é mais importante do que a conformidade estrita com as formalidades legais.

O número deste processo não é divulgado em razão de segredo judicial.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/22082023-Citacao-por-aplicativo-de-mensagem-pode-ser-valida-se-der-ciencia-inequivoca-da-acao-judicial.aspx

FRANCO ADVOCACIA

📍 Rua Pernambuco, 487 – Paranavaí/PR

☎️ (44) 3423-5660

#francoadvocacia #direito #ensinandodireito #direitonoticias #noticiasdireito #citação #citaçãowhatsapp #citaçãojudicial #citaçãojudicialnowhatsapp

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email