STF permite a bancos retomada de imóveis financiados sem pagamento

retomada-imóvel

O Supremo Tribunal Federal decidiu que os bancos podem retomar imóveis financiados sem pagamento por meio do procedimento de execução extrajudicial previsto na Lei 9.514/97, que regula a alienação fiduciária com garantia.

A decisão foi apoiada pela maioria dos ministros, incluindo o relator, ministro Luiz Fux.

Os ministros entenderam que esse procedimento não viola os princípios constitucionais, como o direito à moradia, o devido processo legal e a ampla defesa, pois a lei prevê medidas para a proteção dos devedores, bem como o acesso à jurisdição caso sintam que seus direitos estão sendo prejudicados.

A disputa envolveu um devedor e a Caixa Econômica Federal (CEF), e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região havia considerado que a execução extrajudicial nos contratos de mútuo com alienação fiduciária não viola as normas constitucionais.

No recurso ao STF, o devedor argumentou que a execução extrajudicial viola princípios constitucionais, mas a maioria dos ministros discordou, destacando a importância desse procedimento para o mercado de crédito imobiliário e a economia do país.

No entanto, o ministro Edson Fachin, seguido pela ministra Cármen Lúcia, divergiu da maioria, alegando que a validação da execução extrajudicial prejudica o direito fundamental à moradia e não avança na busca por soluções econômicas sustentáveis para o problema da falta de moradia digna.

Em última análise, o STF fixou a tese de que o procedimento da Lei 9.514/97 para execução de alienação fiduciária é constitucional, pois é compatível com as garantias previstas na Constituição Federal.

Como resultado, o recurso em questão não foi provido, mantendo a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP).

Essa notícia refere-se ao processo: Processo: RE 860.631

Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=517351&ori=1

#francoadvocacia #direito #ensinandodireito #direitonoticias #noticiasdireito #alienação #alienaçãofiduciaria #imóvelfinanciado

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email