Posso contratar um MEI para trabalhar em minha empresa?

contratar-MEI

Não é incomum que na busca pela diminuição de encargos trabalhistas, empresas busquem a contratação de Microempreendedores Individuais — MEIs.

A contratação de profissionais por meio do MEI é proibida por lei. O microempreendedor individual pode ser um prestador de serviço ou fornecedor de pessoas físicas ou jurídicas.

Porém, a condição para esta contratação é que não haja vínculo empregatício. Para isso o MEI deve realizar a emissão de notas fiscais. Esse profissional deve fornecer seus serviços de forma autônoma, possuindo flexibilidade, não se sujeitando à subordinação jurídica do contratante. Ou seja, o MEI deve trabalhar de forma independente, mesmo que seu trabalho seja submetido à aprovação do contratante.

Se houver fiscalização e for comprovado que o MEI possui vínculo empregatício com o contratante (ou seja, quando presentes a subordinação, habitualidade, onerosidade e pessoalidade), a empresa é obrigada a arcar com os direitos trabalhistas deste.

Mas existe uma exceção, que é a dos salões de beleza que tem uma legislação própria (lei 13.552/2016). A relação do salão (que não deve ser MEI) profissional-parceiro pode ser estabelecida com cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicures, depiladores e maquiadores que são MEI. Essa parceria deve ser comprovada através de um contrato, conforme a lei 13.552/2016.

Fonte:

https://www.jacalculei.com.br/contabilidade-online/contratar-mei-gera-vinculo-empregaticio/
https://ajudamei.com/blog/salao-de-beleza-pode-contratar-mei/

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email