Herança de dívida existe? Os herdeiros pagam a conta?

herdar-dívida

Afinal, é realmente necessário que um herdeiro pague as dívidas do falecido? O herdeiro não precisa pagar a dívida de uma pessoa falecida. Mas, existem alguns procedimentos que podem afetar o acesso do herdeiro aos bens do falecido.

O art. 796 do Código de Processo Civil diz que o espólio responde pelas dívidas do falecido, mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas dentro das forças da herança e na proporção da parte que lhe coube.

Já o artigo 1.792 do C.C. proíbe que os herdeiros respondam por encargos superiores às forças da herança. Ou seja, se o falecido deixou o valor de R$ 1.500,00 em uma poupança e sua dívida com o credor for de R$ 1.500,00, o valor a ser descontado será igual ao da dívida. Caso o falecido não deixe herança, os credores apenas não recebem nenhum pagamento.

Mas existem outros fatores que devem ser considerados nesse caso, como diz o código de processo civil no Art. 796: “O espólio responde pelas dívidas do falecido; mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas na proporção da parte que na herança Ihe couber.”

Logo, se a herança foi dividida, a dívida paga e ainda assim existem parcelas em aberto, como no caso de financiamentos, cabe ao herdeiro pagar as parcelas subsequentes, já que o bem agora lhe pertence.

Para isso, é necessário contar com a assistência de um advogado para realizar um inventário negativo, onde os herdeiros terão acesso a uma declaração judicial ou escritura pública sobre a falta de capacidade para a quitação das dívidas.

Na Franco Advocacia, temos profissionais com mais de 40 anos de experiência no segmento de soluções jurídicas. Entre em contato e encontre a solução que sua empresa precisa.

Fontes:

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/28889852/artigo-796-da-lei-n-13105-de-16-de-marco-de-2015

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10607771/artigo-1792-da-lei-n-10406-de-10-de-janeiro-de-2002

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10670330/artigo-597-da-lei-n-5869-de-11-de-janeiro-de-1973

#francoadvocacia #noticiasjuridicas #noticiasdireito #ensinandodireito #herança #receberherança #dívidas #dividanuncamais #dívidasbancárias

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email