Empresa deve pagar horas extras por curso realizado fora do expediente

curso

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) decidiu, de forma unânime, que o período em que o empregado está à disposição da empresa, mesmo realizando cursos fora do horário regular de trabalho, deve ser remunerado.

O caso envolveu uma trabalhadora que teve o aumento salarial condicionado à frequência em cursos oferecidos pelo empregador.

A empresa alegou que os cursos eram opcionais e que não exigiriam o pagamento de horas extras, porém, a trabalhadora demonstrou que a participação era, de fato, necessária para promoção na carreira e bônus nos lucros.

O juiz da 1ª Vara do Trabalho de Jaraguá do Sul, Leonardo Frederico Fischer, condenou a empresa ao pagamento de horas extras, destacando que os cursos representavam tempo à disposição do empregador, nos moldes do artigo 4º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A empresa recorreu da decisão, mas o Tribunal manteve o entendimento de que a não participação nos cursos resultava em estagnação salarial, configurando uma penalidade indireta imposta pelo empregador.

O relator do acórdão, desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti, ressaltou que a suposta “não obrigatoriedade” era apenas uma tentativa da empresa de afastar o pagamento das horas extras.

Não houve recurso da decisão.

Essa notícia refere-se ao processo: 0001162-51.2019.5.12.0019

Fonte: https://portal.trt12.jus.br/noticias/empresa-deve-pagar-horas-extras-por-curso-realizado-fora-do-expediente-decide-6a-camara

FRANCO ADVOCACIA

📍 Rua Pernambuco, 487 – Paranavaí/PR

☎️ (44) 3423-5660

#francoadvocacia #noticiasjuridicas #noticiasdireito #ensinandodireito #direitonews #amodireito #direitoempresarial #jusbrasil #curso #cursoonline

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email