Isso ocorre por diversos motivos, como por exemplo, ausência de pagamento de horas extras, ausência de anotação da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), dupla função, equidade salarial, erros no contrato de trabalho e na jornada de trabalho, dentre muitos outros.
Segundo o TST (Tribunal Superior do Trabalho), em 2021, em comparação com o ano anterior, o número de processos trabalhistas aumentou 0,1%; somando, ao final de 2021, 2.550.397 casos novos. A cada 100.000 habitantes do País, 1.196 pessoas ingressaram com pelo menos uma ação ou recurso na Justiça do Trabalho.
Quando uma empresa é processada, surgem muitas dúvidas sobre o que se deve ou não fazer, porém vale lembrar que tudo deve ser muito bem pensado. O recomendado é que não tome nenhuma atitude sem o aconselhamento do seu advogado.
É essencial que o(a) advogado(a) seja especialista na área trabalhista empresarial, pois somente um profissional especializado terá o conhecimento e a técnica adequada e necessária para elaborar a defesa da sua empresa com qualidade, eficácia e eficiência. Após isso, todos os trâmites processuais ficarão nas mãos do seu advogado(a).
O ideal após sofrer um processo trabalhista, é realizar uma auditoria na sua empresa para identificar todos os aspectos trabalhistas que estejam irregulares. O objetivo da auditoria é corrigir todas as falhas presentes a fim de repará-las, atuando de forma preventiva para que todos os seus funcionários estejam com seus contratos de trabalho e documentação de acordo com a legislação e normas vigentes.
Portanto, ao receber uma intimação de um processo, não se desespere. Entre em contato com nossa equipe, temos um time especializado, com mais de 40 anos de experiência, pronto para te ajudar com todo o processo!