Comprou imóvel nos últimos 5 anos? Você pode ter dinheiro para receber

imóvel

Quem comprou imóvel nos últimos 5 anos pode ter dinheiro a receber após decisão do STJ 💰🏠

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sob o rito dos recursos especiais repetitivos (Tema 1.113), estabeleceu a base de cálculo do tributo é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, e não o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Ou seja, o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) deve ser calculado com base no valor real pago pela compra. Antes da decisão, em fevereiro deste ano, municípios usavam a base de cálculo que fosse maior: IPTU, valor do negócio ou valor venal de referência.

É necessário observar na respectiva escritura e nos documentos de lançamento do imposto qual foi a base de cálculo utilizada para o pagamento: se foi o valor da transação (que consta na escritura), se foi o valor venal do imóvel (que consta no carnê de IPTU) ou se foi o valor venal de referência utilizado pela prefeitura. Sendo que os dois últimos denotam a ilegalidade manifesta e o direito à devolução.

O QUE FAZER PARA RECEBER O DINHEIRO DE VOLTA?

Quem constatar o valor pago a maior pode buscar a tutela jurisdicional com uma ação de repetição do indébito para reaver a diferença com juros aplicados desde a data do pagamento. Entre em contato com nossa equipe, temos um time especializado, com mais de 40 anos de experiência, pronto para te ajudar nesse processo.

Fonte: Direito News

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email