Você sabia que o saldo do seu FGTS pode ser penhorado para pagar dívidas?

penhora-fgts

Recentemente, decisões da Corte Especial do STJ legitimaram a penhora do saldo do fundo de garantia, flexibilizando o salário do devedor. Isso significa que, em alguns casos, o saldo do FGTS pode ser usado para quitar dívidas.

Um exemplo disso é um caso onde um devedor teve penhorado 20% do seu FGTS até o limite da satisfação da dívida1. A decisão, proferida pela juíza Ana Cristina Viegas Lopes de Oliveira, da 10ª unidade Jurisdicional Cível de Belo Horizonte/MG, seguiu o entendimento da Corte Especial do STJ em decisões de 20231.

No entanto, é importante ressaltar que a decisão vale somente para o dinheiro que já está na conta. Quando o trabalhador for ao banco sacar suas verbas, ele não terá a penhora realizada ali, na hora do caixa.

Além disso, a opção de usar o FGTS para quitação de dívidas deve seguir uma ordem estabelecida pelo CPC. A penhora do FGTS vem no ‘final da fila’ da execução, após todas as tentativas de recuperação do valor que restaram infrutíferas.

Fique atento às suas finanças e busque sempre orientação jurídica adequada.

Na Franco Advocacia, temos profissionais com mais de 40 anos de experiência no segmento de soluções jurídicas. Entre em contato e encontre a solução que sua empresa precisa.

FRANCO ADVOCACIA
📍 Rua Pernambuco, 487 – Paranavaí/PR
☎️ (44) 3423-5660

#francoadvocacia #direito #ensinandodireito #direitonoticias #noticiasdireito

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email