Os riscos da contratação de prestadores de serviço de forma irregular

irregular

Se você possui uma empresa e contrata prestadores de serviços de forma irregular, saiba que existe risco nessa prática.

Muitos empresários acreditam que não há problema algum em contratar um prestador de serviços que não possua o registro como Micro Empreendedor Individual (MEI). Isso ocorre, muitas vezes, por conta da confiança que o empresário deposita no prestador de serviços. Na maioria das vezes as empresas que fazem a contratação de prestadores por MEI, são os salões de beleza e clínicas de estética.

Mas qual é o risco em contratar um prestador de serviços que não possui o MEI regularizado, ou que nem mesmo é registrado como MEI? O prestador de serviços pode ingressar com ação judicial em face da empresa na justiça do trabalho pedindo o vínculo empregatício, e outros direitos.

Recentemente a Justiça do Trabalho negou o vínculo de emprego entre uma manicure e um salão de beleza de Belo Horizonte. Ficou provado no processo trabalhista que os serviços eram prestados pela profissional de forma autônoma, sem os requisitos estabelecidos nos artigos 2º e 3º da CLT.

A profissional queria o reconhecimento do vínculo empregatício, de julho de 2016 a julho de 2018, na função de manicure, postulando o pagamento das verbas decorrentes. Mas o juízo da 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte julgou improcedentes os pedidos formulados pela trabalhadora, que recorreu da decisão. Essa decisão se refere ao processo PJe: 0010265-97.2020.5.03.0019.

Outro motivo que deve ser considerado é a emissão de nota fiscal por parte do prestador de serviço. O maior risco de realizar serviços sem nota fiscal é responder criminalmente por esta prática. A nota fiscal serve como registro da aquisição do serviço e para o recolhimento de impostos, garantindo os seus direitos como contratante.

Esteja atento se esse prestador realmente possui o MEI regularizado e faça um contrato de prestação de serviços pormenorizado. Dessa forma, sua empresa fica resguardada e evita futuros prejuízos financeiros. Mesmo com a possibilidade de obter êxito num possível processo judicial, como no caso citado anteriormente, opte pela assessoria da advocacia preventiva, evitando-se demandas judiciais futuras.

Entre em contato com nossa equipe, temos um time especializado, com mais de 40 anos de experiência, pronto para ajudar sua empresa!

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com alguém!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email